segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Maiteí Tapará

      Maiteí na língua tupi guarani é a forma de saudação utilizada pelos índios que habitavam nossas terras antes da chegada dos portugueses. O evento realizado na Comunidade de Lagoa do Tapará leva este nome pois é uma comunidade composta por descendentes dos Tapuias (etnia indígena que habitava o interior do estado e foram praticamente dizimados), que agora lutam constantemente pelo resgate de sua cultura. A ação que aconteceu no dia 10 de agosto com rodas de debates e oficinas contribui bastante para a divulgação da luta indígena no município e para o esclarecimento da questão indígena nos dias atuais.

      A líder indígena da comunidade, Francisca Bezerra, palestrou com propriedade sobre o dia a dia, os problemas enfrentados e a luta por reconhecimento tanto no país quanto no estado e município. Na comunidade é trabalhada as danças, músicas e rituais indígenas, a língua, as pinturas e ainda pretendem implantar o "Projeto Saberes Indígenas na Escola".

"Esta é uma luta que passa até mesmo pelo reconhecimento pessoal, como nossa cultura foi dizimada aqui no RN, existem aqueles não se reconhecem como índios ou que não tem o hábito de praticar as danças, musicas e rituais. É uma luta interior também". Francisca Bezerra.

     A comunidade do Tapará já é registrada na Funai (Fundação Nacional dos Índios) e possui 70 famílias que se auto-declaram indígenas.

Anoitecer na Comunidade do Tapará.

Roda de debate.

 Roda de debate.

debate sobre a luta constante do resgate da cultura indígena no Tapará.

 Projeto Saberes Indígenas na Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário