terça-feira, 29 de julho de 2014

A Cultura Negra no Plebiscito Popular


O último sábado, 26 de Julho, foi dia de debater a cultura negra na Comunidade Quilombola de Capoeiras em Macaíba/RN, comunidade esta formada por descendentes dos escravos fugitivos do Engenho do Ferreiro Torto, construído no século XVII, conhecido inicialmente por Engenho Potengi. Esses escravos se instalaram nas terras atuais (à 32 Km do Engenho) para se proteger e viver em liberdade, a data certa não se sabe porém o registro mais antigo da comunidade é datada de 1.735, desde então a comunidade desenvolveu uma cultura própria com suas danças, músicas e instrumentos musicais.

Neste dia o Ponto de Cultura Quilombola Baobá recebeu uma outra cultura de origem negra, o hip hop, o intercambio cultural mostrou as danças e musicas tão distintas porém com uma origem única, o negro.

Na oportunidade foi debatido a proposta do Plebiscito Popular e formado um comitê na comunidade, uma campanha por uma reforma política e também pela luta dos direitos do negro. O break, o grafite e o rap da cultura hip hop em conjunto com os ritmos africanos makulelê, carimbó e o pau furado proporcionaram uma bela troca de experiências para quem participou do evento.









Nenhum comentário:

Postar um comentário